Os filósofos parecem inúteis aos humanos normais, mas sem eles, a humanidade será inútil aos olhos do universo.

O povo moderno não poderia se conformar observando a vida de um filosofo autentico, naturalista, e muito menos conseguiria ou se sentiria confortável tendo uma conversa com ele sobre o assunto em que ele esta desenvolvendo, pensando ou escrevendo no momento. mas em verdade vos digo, se não existirem estes filósofos, o destino da humanidade não será diferente do destino de todos os outros animais: a extinção do todo para sempre. As pessoas que compõem a humanidade estão presos no ciclo da correria para ganhar dinheiro, reproduzir famílias, gerações, construir mais e mais… e para onde leva todo esse ativismo? Geração apos geração é no final um ciclo redundante sem mudanças, a não ser aquelas impostas por um mundo externo que não suporta a vida por muito tempo num planeta. Perceba, por exemplo, que foi a atitude filosófica de um Newton observando e se inquirindo sobre a queda de uma maçã, e das inquirições de um Einstein observando os raios de luz descendo através das copas das arvores que conduziram os engenheiros mecanicistas a produzirem a tecnologia que levou o homem acima da Terra, para a Lua.

O filosofo existe fora dessa caravana de reciclagem, procurando meios para existir em outra realidade mais complexa e elevada. Ele, e apenas ele pode descobrir as saídas do ciclo mecanicista e desviar a caravana para subir montanhas, atravessar rios, chegar a outras paisagens. Somente ele pode encontrar os meios de transformar a especie rumo a sua transcendência.

Para você ter uma ideia de como funciona um filosofo naturalista, imagine-se chegando perto do filosofo quando ele estava refletindo e registrando por escrito suas reflexões, no artigo com link nexo. Como você iria conversar com tal cara sobre esse assunto? Que perguntas você faria?

Mas não deixe de raciocinar sobre o potencial transformador das descobertas feitas por ele e entenda como a humanidade na correria para a extinção pode estar se desviando dela para continuar a existir em “outra realidade mais complexa”. Isto para que você perceba a falta de sentido inteligente em você se deixar levar apanhado nessa engrenagem e seja a motivado a imitar o filosofo.

Tags: , ,

Comments are closed.