Filosofia e a mensagem da Matrix/DNA aos seus estudantes

Aos estudantes de Filosofia que vem da classe média e tem tempo e ambiente caseiro apropriado para estudarem, a minha mensagem é:

Parabéns por terem as condições de ter um ambiente para a absorvição do conhecimento intelectual. Mas… na minha incompleta opinião, se você ama a humanidade e deseja a ela algum futuro, alerte seus alunos, principalmente os homens, a não procederem assim. Se a Filosofia trabalhar assim ela vai ser passiva à natural tendência para a imbecilidade e esta imbecilidade da humanidade vai eliminar a Filosofia. Para evitar estas tragédias a Filosofia teria que, além de absorver intelectualmente o que já foi aprendido pelos filósofos anteriores, impulsionar a busca por mais conhecimento.

E isto se dá de duas maneiras: sair a campo estudando os fenômenos e eventos naturais, e/ou buscar conhecer tudo o que a humanidade conhece hoje, cientifica e empiricamente, e tentar conectar tudo de uma maneira diferente de todas que os outros filósofos aplicaram, para obter um grande novo quadro geral, uma nova cosmovisão. A qual será a teoria que guiará as próximas buscas cientificas e empíricas. Se eu tivesse tido a sua sorte de ter tempo e um local para trabalhar limpo e organizado iria morrer com o azar de não ter produzido nada novo, apenas ter escrito um monte de livros sobre os outros filósofos. Outro fator determinante é o filósofo manter-se ligado à academia, pois eu produzi algo novo para ser desconhecido e perdido porque nada, nem a academia, teve conhecimento desse algo

Tags: ,