O efeito Dunning-Kruger… e o efeito Kruger-Dunning (ou efeito Matrix/DNA)

Geralmente, arrogantes PHDs, ficam abismados com a desinformação do outro que vem de fora do colégio, sem ter conhecimento das informações que o outro tem… (Louis Morelli)

Este tema me foi inspirado numa conversa no Instagram. Um comentador postou o seguinte comentário ( que foi copiado da Wikipedia):”

efeito Dunning-Kruger é um fenômeno que leva indivíduos que possuem pouco conhecimento sobre um assunto a acreditarem saber mais que outros mais bem preparados, fazendo com que tomem decisões erradas e cheguem a resultados indevidos; é a sua incompetência que restringe sua capacidade de reconhecer os próprios erros. Estas pessoas sofrem de superioridade ilusória.

Ele escreveu isso para reforçar uma frase que era assunto do debate, do romancista Willian Golding:

” Eu fico abismado com a facilidade com que pessoas desinformadas chegam a certezas, a opiniões inflamadas quando não tem qualquer base para julgamento”

Bem… isso tudo me levou a lembrar uma situação comum que tenho enfrentado quando falo da cosmovisão da Matrix/DNA. Sei que os acadêmicos e seus estudantes, ao iniciarem a me ouvir, imediatamente julgam que estão na frente de um individuo semianalfabeto, desinformado, sem nenhuma base real para sua crença.

Em seguida me vem na mente uma frase: ” A arrogância de todas as academias de cada época” “

Mas sempre que vou citar a Matrix/DNA faço questão de avisar que não se trata de ciências acadêmicas, que não é uma teoria cientifica tal como entendido na academia, que não tenho certeza da realidade ou comprovação da teoria, portanto não defendo-a com opiniões inflamadas. E a seguir puxo os interlocutores para ter como base do debate apenas os fenômenos reais naturais, limpando-os de teorias e interpretações humanas. Mas ai ocorre que eles respondem fugindo do fato real que aponto e apresentam papers de outros fatos mais distantes, os quais engrossam o cabedal de suas visões do mundo.

Por exemplo, quando mencionei a um acadêmico as sugestões resultantes das formulas da Matrix/DNA explicando porque existem e porque adquiriram a forma que tem hoje, as mãos humanas, eles não ouviram, não prestaram atenção no que dizia e puxaram os papers da biologia evolucionaria trocando o fato “mão” pela palavra abstrata “evolução”, a qual não era no momento representada como fato ou objeto real. Sim, concordei, a evolução explica isso, mas não pelos mecanismos da teoria da evolução darwiniana que trata da evolução biológica apenas se esquecendo da evolução universal. “As mãos são como são devido ao longo processo da evolução… que tenham a mesma forma da unidade de informação do DNA e que na sua forma imita um quadro de uma mulher barriguda dando luz a um baby mindinho, e depois os outros 4 dedos se assemelharem em função com as outras formas do corpo humano , são meras coincidências, baboseiras, nada tem a ver com ciclos vitais, auto projeção genética, etc. Retruco que não entenderam, que de fato a forma das mãos nada tem a ver com o ciclo vital do corpo, mas tanto a mão como o corpo foram feitos pelo mesmo agente, cujo metodo de fazer suas coisas vem de uma formula que constrói as peças como um sistema que é por sua vez construído pelo processo do ciclo vital, e portanto tanto a amo como o corpo estão revelando um criador comum… eles não respondem porque já não estão mais ouvindo. E assim morre o diálogo, eles continuam especializados na certeza de que as espécies criaram s mãos humanas pelo simples adaptar de suas necessidades. Se eu responder que não pode ser isso porque se fosse nossas mãos teria o formato mais eficiente de polvo com tentáculos e não estas mãos… eles não estão mais ouvindo-me.

E eu me pergunto quem realmente é o desinformado aqui? Não será aquele que fica abismado com a desinformação do outro porque esta desinformado sobre quais informações o outro tem? Seguindo este pensamento me veio a lembrança do dualismo natural e postei o seguinte comentário:

” Você está justamente cometendo o erro que críticas, Mr. Golding, julgando as bases de outros sem conhecê-las. Você deve saber que esta Natureza e’ dualística. Então porque não fizeste a pergunta: qual o oposto do efeito Dunning-Kruger? Qual o efeito Kruger-Dunning? Não existem especialistas humanos em fato ou evento natural algum, porque todos se estendem para campos desconhecidos e são afetados por estes campos. Ex: uma pedra e o campo magnético terrestre ou os raios cósmicos. Apenas outro exemplo: os especialistas do sistema geocêntrico ensinando nas escolas medievais começaram a ser questionados por outsidders que sem os recursos dos especialistas perceberam ou intuíram o sistema heliocêntrico tendo por base suas experiências do dia a dia. Devagar com o andor, meu caro,…

Suspeito que quando Darwin apresentou sua teoria aos teólogos logo viram nele o efeito Kruger… Assim deve ter acontecido com Mendell e suas ervilhas, o que fez sua obra ser relegada ao porão de uma biblioteca empoeirado por 60 anos… não será o caso da Matrix/DNA se ela estiver muito errada…

Tags: ,