Nos preparando para o estrondoso AWE que nos aguarda em nossa aventura espacial

xxxx

À vezes uma frase parece-nos eivada de sabedoria como uma seta dirigida a um humano intelectualmente atrasado. Mas um exame mais cuidadoso pode revelar que também a frase vem de um intelecto ainda sofrível. Como neste exemplo:

Pode ser uma imagem de texto que diz "@UMFATOCONHECIDO "Não acreditar que existe vida fora da Terra é como pegar uma colher de água do oceano e dizer: não existem baleias e tubarões, pois não há nenhum na colher.""

Essa declaração tem um problema, é igualmente arrogante, porque é antropomórfica, ou seja, uma auto-projeção da forma humana superposta ao que o humano desconhece.

Sensatez seria trocar na declaração a palavra “vida” pelo conceito de “sistemas naturais”. Nada de supernatural que teria vindo de fora da galaxia produzindo os sistemas biológicos existentes na Terra foi cientificamente comprovado. Portanto, reza a sensatez preferir em elevado apreço a teoria de que fomos feitos e criados por esta galaxia, dentro dela e com seus ingredientes. E nenhuma informação existe de que esta galaxia seria viva, no sentido entendido pela biologia, não temos razão para crer que o nosso tipo de sistema biológico teria sido criado pela “vida”.

Mas temos milhares de evidencias de que esta galaxia é um sistema, e natural. Ora, um sistema natural pode se reproduzir num imenso leque diversificado de formas e arquiteturas funcionais. A imensa diversidade de ingredientes da galaxia pode gerar trilhões de tipos de sistemas naturais. Basta saber que um sistema possui uma formula natural interna que modela suas partes e circuitos, uma “matrix”, como o DNA é a matrix de todos os sistemas biológicos na Terra. E essa matrix pode se revestir de muitos ingredientes, e estes produtos podem desenvolver a inteligencia, inclusive a autoconsciência.

Podem existirem em outros sistemas estelares desta galaxia seres inteligentes nos quais predominem não o carbono, mas sim o silício, ou o mobilidênio, e centenas de outros. Apenas entre os biológicos vemos 10 milhões de formas diferentes, tão estranhas entre si como são caranguejos e girafas e formigas. Os sistemas naturais reproduzidos a partir do corpo desta galaxia o são pela ação da entropia que a envelhece fragmentando o sistema em seus bits-informação, que se tornam seus genes, que recompostos podem se tornarem sementes de sistemas espalhados e distribuídos em toda a galaxia. Depende da seara, da fertilidade apropriada de um astro para estas sementes florescerem.

Eu não me surpreenderia muito se me deparasse com um movente na forma de disco-voador que viesse tentar dialogar comigo, e estenderia as mãos para cumprimenta-lo e o chamaria de meu irmão universal. Mas um antropomórfico reagiria com animosidade…, tal como um racista. Para nos integrar nas dimensões da inteligencia nas muitas famílias cósmicas devemos nos ver e entender como sistemas naturais.

Tags: ,